domingo, agosto 09, 2009

Gripe Porcina

Frente à recente divulgação de dados que comprovam, ao mesmo tempo, a baixa mortalidade da gripe A, e o grande benefício gerado para a indústria farmacêutica que vende o fosfato de Oseltamivir (Tamiflu), gostaria de tecer o seguinte comentário:

- É fato que esta Influenza A, aparentemente, está atingindo alguns pacientes fora do grupo de "risco", com desfecho letal. Comentário: este fato pode estar relacionado ao fato de o vírus ser "novo" aos olhos do sistema imunológico de todos nós.

- Assim como no episódio da gripe aviária, há poucos anos, a indústria farmacêutica alimenta o imaginário popular e seus medos. E com isso, alimenta-se com nosso dinheiro, fazendo as ações da distribuidora do Tamiflu subir consideravelmente em poucos dias. Comentário: Esse é a boa e velha ganância agindo, pois há muito tempo qualquer empresa que lucre com a venda de um medicamento, é capaz até de influenciar, à seu favor, o resultado de pesquisas científicas e informações veiculadas na mídia. Não trata-se nenhuma teoria da conspiração Hollywoodiana: se alguém ganha dinheiro com isso, porque não ganhar?

Conclusão: Proteja-se sim, com as medidas profiláticas já divulgadas (lavar as mãos, evitar locais fechados durante muito tempo, nao compartilhar objetos de uso pessoal, etc). Mas nada de panico. É gripe.

Nenhum comentário: