sexta-feira, novembro 26, 2010

RADIOATIVO


Pois bem.. após o transplante de medula, resta uma etapa do tratamento, a radioterapia. Ela já estava programada desde o começo, mas como foi necessário o transplante de medula, a radio ficou pra depois.

Comecei ontem as aplicações, no Hospital Moinhos de Vento em Porto Alegre. Em suma, é tranquilo, eu deito na maca, a "sessão" dura uns 3 minutos, como se fosse bater um raio x. A princípio não haverão quaisquer efeitos adversos até porque estou recebendo uma dose baixa.

Também não vou ter muitas restrições, tanto que voltarei à Criciúma para o fim de semana. Melhor assim =)

Vou reproduzir aqui o texto de um site da internet, explica bem sobre a RT:

O que é a Radioterapia?

A radioterapia é uma modalidade de tratamento localizada, que se baseia na administração controlada de radiação ionizante para o tratamento de tumores malignos e que é por vezes utilizada em patologias não-malignas como o caso da síndrome de veia cava, hemorragias ou compressões medulares.

O tratamento de Radioterapia é por vezes administrado antes ou após uma cirúrgica. Sendo que em muitos casos é utilizada antes/durante/após o doente fazer ciclos quimioterapia.

Como funciona a Radioterapia?

A radioterapia actua num nível celular tentando esterilizar as células cancerígenas e assim impedir a sua proliferação. As células normais do organismo como têm capacidade de se repararem não são tão afectadas pela radiação apesar de poder existir alguns efeitos secundários.

O tratamento de Radioterapia causa dor?

Não, a administração do tratamento de radioterapia é totalmente indolor.

A Radioterapia pode ser usada como tratamento único?

Sim, o tratamento de radioterapia pode ser usado sem mais nenhuma terapia complementar. Contudo o seu efeito será maximizado, na grande maioria dos casos, se for utilizada com outras terapêuticas como por exemplo a cirurgia ou a quimioterapia.

Irei ficar radioactivo após o tratamento com Radioterapia?

Não, o doente não irá ficar radioactivo após o tratamento de radioterapia e é completamente seguro estar rodeado de outras pessoas, pois nenhum delas irá receber radiação a que o doente foi sujeito durante o tratamento.

Como é o tratamento de Radioterapia?

O tratamento de radioterapia é bastante simples e como já foi dito indolor. Tudo o que o doente deve fazer é estar calmo, manter uma respiração normal e seguir as indicações dos técnicos de radioterapia.


NÃO IREI FICAR RADIOATIVO???? quero meu dinheiro de volta... [LOL]

2 comentários:

Kétlin Sartor Ristau disse...

Como assim não vai ficar radioativo????? Ahhh...e os super-poderes??? Hmf...e eu aqui me esforçando na busca de inseto legal para te "acompanhar" nas sessões...

:] :*

Kétlin Sartor Ristau disse...

Obs: a sala é assim msm? Qq são aquelas "estrelinhas" na parte superior? Q bonitinho...