quarta-feira, julho 28, 2010

Chegou a nossa vez



Estava vendo o sub-titulo do meu blog (que na verdade é de 2003!!), o qual eu nunca me preocupei em trocar ou arrumar... e seguindo a regra de assuntos variados, chegou a vez dos jogos =D

Pois bem, ontem foi a data do lançamento mundial de um jogo muito esperado pelos apreciadores, o "Starcraft II". Trata-se de um jogo de estratégia em tempo real, cuja primeira edição é de 1998, e é considerado um dos grandes sucessos no ramo, pois foi jogado durante toda esta longa espera para a segunda edição: até pouco tempo atrás ainda haviam campeonatos, inclusive mundiais, com direito a platéia e jogadores profissionais (isto mais no Oriente).

Felizmente, para os jogadores brasileiros, a Blizzard, empresa responsável, resolveu apostar em nossas terras e instalar sua "bases" aqui. A primeira vantagem foi o lançamento de Starcraft II no mesmo dia do lançamento mundial, e completamente em português. Exatamente, desde o manual e os menus do jogo, até a dublagem das personagens. Admito que eu sempre fiquei satisfeito com jogos originais em inglês, e as legendas em inglês mesmo já eram o sufuciente... mas há muitas pessoas que não dominam o idioma e acaba perdendo grande parte da diversão.

A Blizzard também trouxe uma nova estratégia em relação ao preço: R$49,90 pela versão completa do jogo, porém ela só funciona por 6 meses. (Já ouço as reclamações... CALMA! hehe).
As outras opções são a versão desbloqueada, sem limite de tempo, e a edição de colecionador (http://www.blizzard.com aos interessados). Achei interessante esta abordagem. A verdade é que dificilmente você vai jogar por mais que 6 meses. Um jogo como Starcraft possui um modo campanha, em que você passa por missões enquanto uma história é contada (muito boa, eu digo). Depois tem o modo on-line, em que você enfrenta 1 ou + adversários em um cenário, construindo suas tropas para derrotá-los. E é o modo on line que manteve o primeiro Starcraft "vivo" por tanto tempo. Quem quiser curtir o jogo poderá pagar um adicional, ao fim dos 6 meses, para desbloquear. O importante é que existe a opção. E os preços são compatíveis com outros países (nos EUA, as versões custam 50 ou 100 dolares).

A questão de preço dos jogos no Brasil é complexa; quem já pensou em comprar um Playstation 3 e desistiu por causa dos games à 200 reais sabe do que estou falando. Que o país é grande e é um grande mercado, todos sabem, vide a quantidade de CDs piratas de jogos que são vendidos. A grande maioria não iria se preocupar em destravar o console e ainda correr o risco de estragá-lo com um mídia de baixa qualidade, se os originais fosse mais baratos. Mas não é assim. Basicamente por causa das altíssimas taxas tributárias.

Uma andorinha não faz verão, mas a iniciativa da Blizzard pode ajudar a mudar as coisas por aqui: Starcraft II é um lançamento de peso em uma indústria que movimenta mais dinheiro do que Hollywood; vai atrair atenção de outras empresas do ramo, e gerar competitividade, onde o consumidor é quem sai ganhando.

Aqui vai o comercial tupiniquim:



PS: estou no YouTube pegando um video do jogo pra botar aqui, e me impressionei com os comentários falando mal do fato de ser em português, falando mal da dublagem... sinceramente, eu geralmente prefiro os filmes ou jogos (e alguns livros) na língua original. Mas no caso do jogo, como já falei, muitas pessoas não entendem tudo que está ali, e têm o direito de ter o jogo.
É o mesmo pessoal que reclama do preço dos jogos importados depois =(
Só acho que deve ser mantida a opção de troca de linguagem no jogo, afinal, se você quer jogar com tudo em inglês, alemão ou japonês, é uma decisão pessoal.

Então tá galerinha, um abraço e até a próxima =D

Nenhum comentário: