sexta-feira, fevereiro 25, 2011

Rodada Dupla!!! "127 Horas" e "Lixo Extraordinário"


Voltei! Temporada "SangueNoZóio" nos cinemas de São Paulo!!! ah, e Porto Alegre, no caminho. Ontem assisti O Discurso do Rei (post anterior) e hoje foram dois filmes.
Primeiro fui ao morimbundo(?) Cine Belas Artes, em São Paulo. A casa tradicional corre o risco de ser fechada, e eu quis "participar" de sua história, antes que sobrem apenas as lembranças e tickets antigos.

Lá, eu vi o documentário "Lixo Extraordinário"(Waste Land), que mesmo não sendo exclusivamente nacional, é nosso maior representante na festa desse ano. Mostra a história dos catadores de lixo do aterro de Gramacho, no RJ. É o maior aterro de lixo do MUNDO. Incrível. E pessoas vivem (se é q pode-se dizer...) neste lugar, literalmente em meio ao lixo. O artista Vik Muniz, brasileiro e de origem pobre, transforma os catadores e seu lixo em arte, e a história não é menos do que emocionante.



E seguindo a onda de histórias reais, vi 127 Horas. O filme foi baseado no livro escrito por Aaron, um aventureiro que ao fazer suas trilhas e escaladas, fica preso nas fendas de um canyon anorte-americano, com o braço direito pressionado entre a pedra e o canyon. Ali ele passa os dias, tentando sobreviver. Não acho que estes filmes, completamente baseados em histórias reais, ou seja, pouco distinguível de um documentário "real", possam compara-se aos filme romanceados/fictícios. Mesmo assim, não quero dizer q 127h seja ruim, muito pelo contrário, é interessantíssimo e a atuação de James Franco está à altura da indicação ao prêmio de melhor ator.


É isso aí, amanhã eu volto com mais!!! COMENTEM!!

2 comentários:

Kétlin disse...

Quero assistir "lixo extraordinário"!

João Vicente disse...

pode assistir sem medo, é um excelente documentário!