sábado, fevereiro 26, 2011

O Inverno da Alma (Winter's Bone)


O Inverno da Alma, como o próprio título remete, trata de uma história triste, trágica, tão difícil, que só poderia ser real. Até porque as histórias mais incríveis, sejam elas boas ou ruins, são reias (como vimos em 127h e Lixo Extraordinario).
A protagonista, Ree (Jennifer Lawrence) é uma garota de 17 anos que cuida de 2 irmãos mais novos, e da mãe, doente. Quando tudo parece ruim, piora: seu pai, um traficante (e ausente), deixou a casa como garantia para suas dívidas, e se ele não aparecer em 1 semana para o julgamento, Ree e os "restos" de sua família perdem o único conforto que ainda têm.
A atriz principal atua de maneira "conservadora", ao meu ver conseguiu evitar o "overacting", comum em alguns dramas, mas também não chama atenção.
O roteiro foi baseado no livro homônimo de Daniel Woodrell, e escrito pela diretora, Debra Granik. Ambos, roteiro e direção, são muito bons, evitando que um filme em que há poucas trocas de cenário fique enfadonho rapidamente (115 min, aprox.)
O Inverno da Alma não deve levar a estatueta da Academia para Melhor Filme, mas com certeza é uma película interessante, que merece atenção.


Nenhum comentário: