quarta-feira, fevereiro 23, 2011

O Discurso do Rei


Olááá a todos vocês 2 que visitam este blog! =P
Aqui estou, para falar sobre o candidato ao Oscar de Melhor Filme, O Discurso do Rei (Kings Speech). Sempre lembrando que meus reviews não contém spoilers.

O filme mostra a saga do Duque de York (Colin Firth), que encontra-se ao mesmo tempo com a possibilidade de tornar-se rei e sua enorme dificuldade em fazer discursos pelo rádio (o grande avanço da época), pois sofre de gagueira. Em sua "vai crucis", fugindo da doença e indo ao encontro de sua herança na realeza da Inglaterra, George convive com personagens carismáticos, que demonstram a força de vontade e perseverança que lhe faltam, no princípio: sua esposa e o "médico", Dr Longue (Geoffrey Rush).

A película não é nenhuma novidade ou completa inovação: muitas cenas seguem exemplos já repetidos mais de uma (ou 10) vezes em Hollywood. Mesmo assim há muitas cenas interessantes e engraçadas, até, o que é sempre bom, já que cinema é diversão.

Com certeza não é à toa que Colin Firth concorre à melhor ator, pois representar o gago George VI é tarefa para poucos, e ele saiu-se perfeitamente, convencendo e cativando o público. Mas a personagem mais interessante é o Dr Longue, que faz o papel do mentor do rei, e agindo como um House de outrora, diverte o público enquanto guia Sua Mejestade rumo à seu lugar de direito.

O Discurso do Rei foi dirigido por Tom Hooper, que trabalhou em diversas séries de TV e no filme The Damned United (2009). Apesar da boa execução, não é nenhuma nova obra prima da sétima arte, mas o ingresso vale 2 horas de bom cinema e boa diversão. Recomendo!

trailer



4 comentários:

Rodrigo Castelan Carlson disse...

De todos os filmes candidatos ao Oscar de melhor filme só não vi o Toy Story 3 e o Winter's Bone. O Discurso do Rei não é nenhuma obra prima da sétima arte, mas nenhum dos outros candidatos o é. Achei O Discurso do Rei o melhor filme entre eles, e compete apenas com o Black Swan. Não gostei muito do Black Swan, mas achei o filme bom (entendes a diferença?). Para melhor ator só não vi Biutiful, mas entre os outros achei o Colin Firth o melhor disparado no papel mais difícil.

João Vicente disse...

Black Swan é muito interessante, gosto da direção do Aranofsky, mas ele nnao fez nada que já não tenha feito em outros fimes. O Discurso do Rei cativa por causa das personagens, mas a história, a trama é previsível. Tb não vi Toy Story 3, que estou bem curioso pra ver.
Continue entrando no blog, vai ter mais filmes do Oscar!

Everton Berger disse...

Bom como falado por vcs o discurso do rei não traz nenhuma novidade, mas apresenta um trunfo, seus dois personagens principais são carismáticos e rendem uma boa diversão, só acho que não vai ser ele que vai levar a estatueta para casa. Mas com certeza vale o preço da entrada e as 2 horas no cinema.

João Vicente disse...

Se a Academia estiver "Clássica" este ano, O Discurso do REi pode levar o tio Oscar sim.