quarta-feira, maio 12, 2010

A Seleção de Dunga.

Admito, eu mesmo falei muito mal de Dunga. Agora ele possui 2 títulos importantes no currículo, e demonstrou ontem que possui suas convicções. Na era Dunga, o Brasil não jogou "bonito", talvez não tenha dado espetáculo, mas cada vez mais fico convencido que isto é coisa de um passado já distante. O futebol ficou muito competitivo e estratégico, mais parecido com um jogo de xadrez, onde fica difícil aos olhos "leigos" diferenciar grandes jogadas das mais simples.

Como eu dizia, já critiquei muito o Dunga. Critiquei o próprio fato de ele ser colocado como técnico da seleção, pois nunca havia sido treinador. Mas o que senti ontem, na própria lista de jogadores, e mais ainda nas palavras de Dunga, foi muito convicção e seriedade.

Ronaldinho Gaúcho e Adriano são 2 jogadores que não deveriam sob hipótese alguma estar na seleção. O esporte começa pela moral do jogador, e sabemos de longa data que jogadores que não demonstram fora do campo atitudes compatíveis com a de um atleta não deve ir para a Copa do Mundo. Adriano recentemente passou por problemas conjugais, foi suspeito de envolvimento com traficantes, fugiu dos treinos para esconder-se no morro... alguém aqui acha que ele está com a cabeça no futebol? Já Ronaldinho G. há tempos não mostra, PRINCIPALMENTE na seleção, o futebol que se espera dele. Suas atitudes extra-campo, especialmente na última Copa, ajudam a excluí-lo dos convocados. Estava na cara que, se convocado, a soberba iria tomar conta e não veríamos um bom desempenho. Na Copa de 2006, Ronaldinho foi protagonista de episódios de "festejo" na concentração, mostrando mais uma vez quais são suas grandes preocupações.

O apelo popular, que agora vejo na TV, chega a ser cômico. Neymar e Ganso são grandes jogadores, com certeza estarão nas próximas seleções, mas agora ainda não é sua hora. São apenas 23 para a Copa, infelizmente. Todos pedem por Ronaldinho Gaúcho, apegados a um passado distante.

Enfim, todos torcerão pelo Brasil, iremos comemorar cada vitória e criticar as derrotas. A convocação será colocada em cheque se o Brasil não jogar "bonito", ou se tropeçar antes do troféu. Mas não podemos esquecer o que aconteceu com Ronaldo em 1998.

Um comentário:

Ana Reczek disse...

Oi Joao, nao sabia que tu estava em sp e nem o motivo... se tu ainda não voltou pra crici eu queria te visitar, posso?

Sei que tu nao precisa, mas esse blog é muito bom: http://hemo-blog.blogspot.com/ pode indicar para os amigos leigos que tem perguntas sobre linfoma e tratamentos. Quem me indicou foi uma amiga, o namorado dela também teve um linfoma.

Se precisar de qqr coisa me avisa!

Abraços e boa sorte!