quarta-feira, maio 05, 2010

MELHORANDOOOO!!!!

P&^%, que agonia esperando o resultado de sse PET-CT... Mas finalmente, chegou, pela internet. Eu abri o laudo um minuto depois de ele ser postado no site do laboratório.
O resultado: diminuição importante na captação de FDG e no tamanho dos linfonodos (já traduzo...).
Ainda não é Zero, vou fazer mais uma sessão de quimioterapia antes do transplante de medula óssea. Mas é um resultado muito bom.

O PET-CT (Tomografia por Emissão de Positrons) é um exame que complementa a tomografia convencional. O paciente recebe uma substância, via endovenosa, chamada FDG. Este FDG é uma molécula de glicose marcada radioativamente, para aparecer no exame. O que acontece é que as células tumorais consomem mais glicose do que as outras, portanto, ficam "iluminadas" ao vermos o resultado na tela do computador. Uma tomografia convencional utiliza apenas o contraste endovenoso e/ou via oral, nao fazendo esta diferenciação entre as células doentes e saudáveis.

O interessante é que podemos ver como realmente uma alimentação rica em açucares e gorduras pode facilitar o surgimento de um câncer ou dificultar seu tratamento. Ao comer grandes quantidades de açucar, estamos alimentando as células tumorais. Muitos estudos mostram que pacientes com maior índice glicêmico(mair quantidade de glicose circulando no sangue) têm mais tumores e piores resultados com o tratamento.

Agora falta pouco para terminar tudo isso... =D

2 comentários:

Kétlin disse...

Melhor notícia do mês (e do semestre também)!!! =D =D =D =***s

Anônimo disse...

Oi João, ótima notícia, que coisa boa!! E só virão notícias boas daqui pra frente, tenho certeza!
Beijão da grota Déia!