domingo, abril 11, 2010

TVP

Voltando a falar da minha saúde...

Recentemente adicionei mais uma sigla aos MEUS diagnósticos: TVP (Trombose Venosa Profunda). Para situar os amigos: estou no intervalo entra o segundo e terceiro ciclo de quimioterapia. No mesmo dia da alta após o segundo ciclo (sábado passado), a noite eu percebi que me braço direito estava bastante edemaciado, e com uma coloração azulada... Realmente não demorei muito pra concluir o que podia estar acontecendo.

Fomos (meus pais, meu irmão e eu) ao hospital, e a médica solicitou uma ecografia com doppler - é um ultrassom que também avalia a circulação. O exame mostrou um coágulo (trombo) na veia subclávia direita, ainda recente. Bom, pelo menos eu já estava diagnosticado, e em seguida fui internado para o tratamento com anticoagulantes.

Hoje é o sétimo dia de internação, provavelmente terei alta amanhã, e felizmente o segundo ultrassom que fiz já demontrou uma melhora na circulação no local onde há o coágulo.

A TVP pode ocorrer por diversos motivos, no meu caso, tenho 2 fatores de risco importantes: câncer e o cateter permanente (portocath) à direita, pois qualquer "corpo estranho" em nosso corpo estimula uma resposta inflamatoria, e neste caso, por estar dentro de um vaso sanguineo, também o processo de coagulação.


Bom, a vantagem é que não precisei tirar este cateter (o que poderia ser necessário), e também não haverá atraso para a próxima quimio (a terceira e - torçam! provável última). Sinceramente, acho que isto era o que me preocupava mais. Então, de modo geral as coisas continuam iguais.
Esta semana no hospital foi tranquila, acabo acordando cedo para coletar exames e depois tomar o café, depois venho para o computador e fico estudando até meio dia... leio casos clínicos, artigos, também estou escrevendo outro. Depois me distraio com meus livros, jogos, filmes, TV, etc... Claro que não é legal ficar no quarto do hospital, mas pelo menos tenho 249 hobbies então acabo ocupando o dia.

Por enquanto é isso, até logo!

Um comentário:

Kétlin disse...

249 hobbies que facilitam pra caramba na hora de comprar um presente! (fotografia, WoW, Magic, Futebol Americano, baseball, jogos em geral, filmes, livros...e uma outra infinidade de coisas hehe) Não posso reclamar! =]

=*