segunda-feira, abril 05, 2010

AS REGRAS DO BASEBALL

Conheço muitas pessoas que tem interesse por outros esportes além do famoso futebol, e por isso resolvi colocar aqui uma breve explicação sobre o Baseball, o esporte mais popular do Japão.

É um esporte muito criticado por ser mais "parado" e também pela duração dos jogos, mas se soubermos ver, muita coisa acontece no campo além dos homeruns. Vamos à minha explicação!

1. O Campo: se não entendermos o campo, nada feito. O formato é de um diamante. Na ponta fica o home plate(base central), é ali que fica o rebatedor. A partir disto, saem duas linhas laterais que terminam em "postes", o limite entre uma bola rebatida fora ou dentro. As bolas rebatidas que saem por essas linhas são "out"(fora), e se bater no poste considera-se dentro (geralmente é homerun, veremos adiante). Além do home plate temos 3 bases (primeira, segunda e terceira), em sentido anti horário. Se considerarmos o espaço compreendido entre as 4 bases, teremos o "infield", e a partir daí, até o muro lá atrás, o "outfield". (Fig. 1 e 2)




2. Os Times: primeiro tenham em mente o seguinte: quando um time está rebatendo, ele está no ATAQUE. Já o arremessador (pitcher), o catcher(que fica atrás do rebatedor, de armadura, pegando os arremessos) e todos os outros 7 que ficam esperando pra pegar a bola rebatida, são o time que está na DEFESA. Muitas pessoas me perguntam isso, "ta, mas o cara que pegou a bola é de que time?", por isso a explicação tosca =P Continuando...
No time de defesa, então temos 9 jogadores:
1. Pitcher (arremessador)
2. Catcher
3. 1st base (Primeira base)
4. 2nd base (segunda base)
5. 3rd base (terceira base)
6. Shorstop (SS) ----------- > ja explico
7. Left fielder
8. Center field
9. Right Field ------------- > estes ultimos 3 ficam na parte mais externa, o outfield.
(Fig. 3)

O Shorstop seria um jogador "extra", que fica entre o segunda e o terceira base, pois ali há um "gap" (espaço) em que seria facil pro rebatedor colocar a bola sem defesa rapida.


Os mesmos jogadores que fazem a defesa rebatem, então, quando seu time vai pro ataque, são esses mesmos jogadores que formam o line-up que vai rebater. O pitcher também pode rebater, mas hoje em dia isso é bastante incomum.

Quando seu time está no ataque, a princípio você só tem o rebatedor, mas você pode rebater uma bola válida e conquistar progressivamente as bases, com um máximo de 3 jogadores na bases mais o rebatedor.

O JOGO: Bom, o objetivo é rebater a bola e conquistar, sempre em ordem, as bases, até que o jogador que rebateu volte para a base central, marcando assim 1 ponto.
O jogo de baseball divide-se em 9 innings (entradas). Imagine-as como sets do tênis ou volei. Mas ao invés de acabar por limite de pontos, o inning acaba quando 3 rebatedores do time atacante são eliminados. Já veremos como isso acontece.

Do ponto de vista da defesa, então, o objetivo é fazer com que o rebatedor seja eliminado. O pitcher irá arremessar de forma que a bola passe pelo rebatedor sem que ele mande a bolinha pra longe, ou então para que a rebatida seja ruim, forçando a eliminação. Para isso, existe um limite que é virtual: a zona de strike. Esta zona é definida lateralmente pela largura da base central; a altura vai dos joelhos do rebatedor até seus cotovelos (tenho q confirmar isso). Por isso, quando você assiste o jogo tem aquele juiz atrás do catcher, numa posição desconfortável, só para dizer se foi strike ou não.


Voltando, imagine: o arremessador lança a bola, o rebatedor não tenta rebater, ela passa por dentro da zona de strike: o juiz marca um strike para o time da defesa. Quando tivermos 3 strikes o rebatedor está eliminado. Agora, se a mesma bola passa por fora da zona de strike, teremos um Ball (ou vola), e quando tivermos 4 balls, e o rebatedor vai automaticamente para a primeira base, e o proximo rebatedor vem para o home plate.
Ok, nesses 2 exemplos acima, o rebatedor não chegou a mover o bastão (chama-se swing o movimento de rebatida). Em qualquer uma das duas opções, se o rebatedor fizesse o swing, e NÃO acertasse a bola, teríamos um strike.


Bom, isso é o básico que acontece no momento entre o arremesso e a rebatida. Mas veremos que acontece muito mais do que isso...

Vamos as situações em que a bola é rebatida:
1. você vai ver muitos rebatedores serem eliminados ao rebater uma bola alta, e então a bola é pega pelo jogador de defesa antes de tocar no chão. Temos aí a eliminação automática do rebatedor, não importando quantos strikes ou ball haviam na contagem. Você verá essa situação em todos os jogos de baseball.
2. O jogador rebate, a bola quica no chão(a partir daqui não há mais eliminação automática). Este rebatedor obrigatoriamente vai correr para a primeira base, porém, o jogador de defesa que pega a bola irá jogá-la para um companheiro que está na mesma primeira base. Se a bola chega à luva do defensor antes que rebatedor encoste na base (com mãos ou pés), ele está eliminado ("out"). Caso contrário, ele conquista a base.

A eliminação dupla: poderemos ter eliminação dupla ou as vezes, 3 jogadores eliminados. Ja entendemos que para eliminar um jogador, a bola deve chegar na base antes dele. Se já tem um jogador de ataque na primeira base, e a bola é rebatida, este jogador é obrigado a correr para a segunda base, então o jogador de defesa que pegar a bola manda ela para a segunda base, eliminando 1, e depois a bola é jogada para a primeira base, eliminando o jogador que acabou de rebater. Temos a eliminação dupla.

MARCANDO PONTOS: Todos conhecem o homerun: a bola é rebatida para fora do muro (mas tem que ser dentro dos limites laterais), o jogador percorre todas as bases trnaquilamente e volta para o home plate, marcando um ponto. Se nesse momento houver jogadores de ataque em base, eles também correm para o homeplate, e consequentemente mais pontos (1 para cada jogador que chega no home plate). Quando há 3 jogadores e base, e o rebatedor faz homerun, marcam-se 4 pontos; chamamos isto de Grand Slam.



Este video é amador mas mostra um Grand Slam: veja que há jogadores do Red Sox nas 3 bases, e o rebatedor David Ortiz bate um home rum (a bola vai pra torcida). Os Red Sox marcam 4 pontos.

Acho que até aqui dá para entender o básico em um jogo, existe muito mais, mas são detalhes que se pega com o tempo, assistindo na TV ou jogando no videogame. Ou praticando o esporte né!
Vou reforçar que tentei fazer um texto bem simples, com fotos e videos, como se fosse alguem ao meu lado assistindo a TV. Imagino que assim fica mais divertido para quem quiser começar a assistir o jogo e a partir daí, pesquisar as regras mais a fundo se quiserem.

No próximo post, teremos mais regras e exemplos, como o roubo de bases, etc.
Até!!





3 comentários:

deiaem82 disse...

Oi João!! nossa, achei muito legais as explicações, agora entendi muita coisa que antes nem parava pra ler pois julgava bem difícil. Mas até que não é lá tão difícil, com o tempo e assistindo vou aprender bem!!
Beijão!! e obrigada pela aula.

Kétlin disse...

Concordo,muito bem explicado! Conhecendo as regras, o jogo acaba se tornando mais interessante. Em que pese eu achar a partida longa (o que são 4 horinhas, neh?), posso assistir os melhores momentos ctgo. =) =*

Alex disse...

Excelente post! Conseguiu colocar as regras de forma bem simplificada, e os vídeos ajudaram bastante na visualização das jogadas. Valeu João!