sábado, março 06, 2010

Hoje não estou a fim de falar do meu "caso" (de saúde). Tá bom, eu falo um pouco. Fiz a cirurgia, foi bem, devo ter alta amanhã, e semana que vem começar a quimio. Quanto mais rápido melhor.

Voltando, eu ia não ia falar de mim, quero falar sobre filmes... semana pré-Oscar!

Bom, pra começar que acho o Oscar uma premiação muito mascarada. Nem todo filme que ganha é bom, mas também há filmes excelentes que são premiados. A questão é que a premiação foi "apossada"(se a palavra não existe acabei de inventar) pelos estados-unidenses, e isto muda muita coisa. Os filmes vencedores passam pelo filtro dos valores "USA", do sonho americano, e tudo isso que o povo azul e vermelho gosta.

Exemplo #1: Não vi todos os indicados, mas para mim 2009 foi de Bastardos Inglórios. É o melhor filme de Tarantino, tem um roteiro lapidado, bem construído. Possui a atuação que DEVE vencer o Oscar de melhor ator coadjuvante (Christopher Waltz). Mas alguém acha, sinceramente, que a famosa Academia vai premiar uma versão distorcida e violenta da história, com americanos que torturam alemães por prazer, ao invés de Avatar? Com todos aqueles Na' avi azuis? So faltou eles usaram umaa faixa vermelha com estrelinhas!

-pelo menos Avatar não concorre a melhor roteiro original pois foi copiado de Pocahontas!-

Bom... também acho que o aumento no número de indicados para 10 foi um exagero... os filmes são tão diferentes entre si, e indicar mais significa dizer "este aqui é melhor do que vocês 9 aí!". Está feito o estrago.

Alguém recorda-se do filme vencedor do Oscar em 1980? Chama-se Kramer vs Kramer. Sabe que outro filme foi lançado no mesmo ano, e nem concorreu? Star Wars - Empire Strikes Back. O primeiro, aposto que quase ninguém ouviu falar... já o segundo é considerado o melhor da série Star Wars, um marco da ficção científica, citado por muitos atores e diretores de hoje em dia como o filme que os inspirou a seguir suas carreiras. Quem não tem gravado na memória a respiração ofegante de Darth Vader, a batalha de Hoth ou Han Solo voando na Millenium Falcon?

Por fim, os filmes são grandes instrumentos de entretenimento e cultura, podendo por vezes misturar esses 2 elementos com perfeição, ou servir à cada um deles conforme a situação. O Oscar é apenas uma de muitas premiações, e acho importante enaltecer os grandes feitos de atores, diretores, roteiristas... mas por vezes, a estatueta dourada acaba criando um falso conceito do que deve ser chamado de bom ou mau cinema, pois é entregue à 1 indicado, mas deixa outros 4 (hoje 9) artistas como vencidos.

Um comentário:

Encontrando Dr. Hodgkin disse...

Espero que você esteja bem, que tudo tenha sido bem tranqüilo na biópsia.
Sim, as palavras de apoio e carinho são essenciais para nos refazermos e nos fortalecermos durante os tratamentos.
Eu sou de SP mesmo, me trato com um médico da Hemomed, Renato Centrone, o qual me encaminhou para fazer o transplante com o dr. Frederico Dulley, que tem um hospital-dia na Bela Vista, ele é o responsável pelo TMO no HC-USP. www.medulley.com.br, esse é o site dele.

Abraço