quinta-feira, dezembro 16, 2010
Tecnologia - O Computador Grego
sexta-feira, novembro 26, 2010
RADIOATIVO

Pois bem.. após o transplante de medula, resta uma etapa do tratamento, a radioterapia. Ela já estava programada desde o começo, mas como foi necessário o transplante de medula, a radio ficou pra depois.
O que é a Radioterapia?
A radioterapia é uma modalidade de tratamento localizada, que se baseia na administração controlada de radiação ionizante para o tratamento de tumores malignos e que é por vezes utilizada em patologias não-malignas como o caso da síndrome de veia cava, hemorragias ou compressões medulares.
O tratamento de Radioterapia é por vezes administrado antes ou após uma cirúrgica. Sendo que em muitos casos é utilizada antes/durante/após o doente fazer ciclos quimioterapia.
Como funciona a Radioterapia?
A radioterapia actua num nível celular tentando esterilizar as células cancerígenas e assim impedir a sua proliferação. As células normais do organismo como têm capacidade de se repararem não são tão afectadas pela radiação apesar de poder existir alguns efeitos secundários.
O tratamento de Radioterapia causa dor?
Não, a administração do tratamento de radioterapia é totalmente indolor.
A Radioterapia pode ser usada como tratamento único?
Sim, o tratamento de radioterapia pode ser usado sem mais nenhuma terapia complementar. Contudo o seu efeito será maximizado, na grande maioria dos casos, se for utilizada com outras terapêuticas como por exemplo a cirurgia ou a quimioterapia.
Irei ficar radioactivo após o tratamento com Radioterapia?
Não, o doente não irá ficar radioactivo após o tratamento de radioterapia e é completamente seguro estar rodeado de outras pessoas, pois nenhum delas irá receber radiação a que o doente foi sujeito durante o tratamento.
Como é o tratamento de Radioterapia?
O tratamento de radioterapia é bastante simples e como já foi dito indolor. Tudo o que o doente deve fazer é estar calmo, manter uma respiração normal e seguir as indicações dos técnicos de radioterapia.
sexta-feira, novembro 05, 2010
Recital "Piano em Foco" em Criciúma!



É com grande prazer que anuncio a apresentação "Piano em Foco", amanhã em Criciúma!!!
PIANO EM FOCO PROGRAMA | ||
BERNARDETE CASTELAN PÓVOAS – Pianista. Natural de Criciúma (SC) é Doutora em Música pelo Programa de Pós-Graduação – UFRGS, com um ano de residência na Universidade de Iowa (EUA). Teve como professores os pianistas Dulce Machado, Clodomiro Caspari e Dirce Knijnik no Brasil, Sebastian Benda (Suíça), Evelyne Flow (França), René Lecuona (Iowa – USA). É professora nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Música do CEART–UDESC onde desenvolve atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. Participa de congressos internacionais e nacionais com apresentação e publicação de pesquisa interdisciplinar sobre desempenho pianístico. Atua como solista e camerista. Formou o Piano Duo com Denise Cordeiro (1987-2000) com apresentações em vários estados brasileiros e obtenção do 30 lugar no Concurso Internacional Francisco Mignone para Duos (1994). Participou do Cd “Tempo Composto” com peças solo (2007-2008). Fez duo com Tayrone Mandelli (flautista), Rute Gebler, Cláudia Todorov, Samira Hassan, Schäfer Júnior, Fernando de Carli (cantores) e Maurício Zamith (pianista).
VÂNIA EGER PONTES – Pianista - É Mestre em Música, Práticas Interpretativas - Piano pela Universidade do Estado de Santa Catarina onde estudou sob orientação da professora Dra. Bernardete Castelan Póvoas. Dentre as atividades como instrumentista, apresenta-se em recitais e obteve premiações em concursos de piano como quarto lugar no concurso Latino Americano Rosa Mística - Curitiba, terceiro lugar no Concurso Souza Lima - São Paulo, ambos em 2007 e, em 2008, recebeu menção honrosa no Concurso de Piano Artlivre- categoria Estímulo. Vânia também foi selecionada para apresentar-se no Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música - ANPPOM em 2009 (Curitiba) e em 2010 (Florianópolis) quando dividiu o palco com pianistas de várias partes do Brasil. Como pesquisadora seu foco é a técnica pianística, repertório moderno e contemporâneo, com foco no estudo de técnicas de piano expandido (secs. XX e XXI): novas formas de exploração e extração sonora do piano.
SCHÄFER JÚNIOR - Barítono – Catarinense, estudou piano com Leila M. Peagle e Marília Cardoso Green, teoria e regência com Hélio Rosa e canto com Terezinha Aguiar e Rute Gebler (Florianópolis), Marília Siegl (São Paulo), Alexandre Trik (Rio de Janeiro), Neidy Thomas e Rio Novello (Curitiba). Na Associação Coral de Florianópolis foi cantor e solista. Participou dos espetáculos Vozes da Primavera (Estúdio Vozes, 1993-1998) sob regência de Carlos Besen, interpretando Conde Danilo (Die Lustige Witwe, Franz Lehár), Papageno (Die Zauberflöte, Mozart). Participou como solista da ópera La Traviata (Verdi) (Festival de Canto Aldo Baldin-2000), no Concerto “Uma Noite de Ópera” (Pró-Música de Florianópolis-2007), em “A Crucificação” (John Stainer) sob a regência de Mércia Ferreira e concertos com a OSSCA com regência de José Nilo Valle. Com a soprano Rute Gebler gravou o CD Canções de Amor e realizou recitais no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Mais recentemente foi solista do Réquien de Fauré Junto á Associação Coral de Florianópolis e do Concerto Solistas catarinenses da OSSCA.
|
|
Acácio Piedade (1961-) Abertura Soviet Piano Duo: Bernardete Castelan Póvoas Vânia Eger Pontes
Chiquinha Gonzaga (1847-1935) Da Ópera Forobodó Lua Branca
Radamés Gnatalli (arranjo) (1906-1988) A Casinha Pequenina (Canção popular) Schäfer Júnior, canto Bernardete Castelan Póvoas, piano
Heitor Villa-Lobos (1887-1959) Da Prole do Bebê N.1 (1918) Moreninha e Polichinhelo Vânia Eger Pontes, piano
Impressões Seresteiras (do Ciclo Brasileiro) Bernardete Castelan Póvoas, piano
Canção de Amor. Letra: Dora Vasconcellos Schäfer Júnior, canto Bernardete Castelan Póvoas, piano
Waldemar Henrique (1905-1995) Minha Terra Uirapurú, Canção Amazônica Schäfer Júnior, canto Bernardete Castelan Póvoas, piano
INTERVALO
Johannes Brahms (1833 – 1897) Wie Melodien Zieht es Mir Canto, Piano
Liebeslieder Waltzes Opus 52: N. 8 Wenn so lind N. 17 Nicht wandle, mein Licht N.16 Ein dunkeler Schacht Piano Duo e Canto
Carl Bohm (1844-1920) Comme la Nuit Op. 326 n, 27. (Goethe) Canto, Piano
Franz Léhar (1870 – 1948) Da Operetta Das Land des Lächelns (1912) Ária Dein ist mein ganzes Herz Piano Duo e Canto
Ernesto de Curtis ( 1975-1937) Non ti Scodar di me. Letra: Domenico Furnò
Babi de Oliveira (1913-1993) Recomendação. Letra de Índia Rego Canto, Piano
Carlos Gomes (1836-189 6)Da Ópera “Il Guarani”: Abertura e Ária “Senza Tetto” Piano Duo e Canto
Pianistas Bernardete Castelan Póvoas Vânia Eger Ponter |