segunda-feira, julho 13, 2009

Freakazoid!

Freakazoid! é uma personagem criado por Steve Spielberg e exibido pela Warner há alguns anos. O desenho mostra as aventuras de um nerd (dos bons!) que após fazer um upgrade em seu computador acaba caindo na rede literalmente; então o rapaz passa a ter 2 vidas, sendo a 2ª a de um superherói que ganha poderes para fazer tudo que todo bom desenho animado faz.

Na época em que foi criado este desenho, ainda não existiam Orkut, Twitter, facebook, second life, e outras redes "sociais" tão difundidas hoje.

Hoje, todos que passam algum tempo conectado tem aspectos de sua vida, antes tão pessoais, tão secretos, expostos à simplesmente todos. Estamos ao pouco perdendo a individualidade, o direito de ter sonhos malucos ou opiniões despadronizadas, de gostar de filmes toscos, ouvir música diferente da "maioria"...

Tudo tem que estar na rede, nenhuma comunidade/twitter/perfil pode passar desapercebido, sem ser "add", "joined" ou "followed".

"What are you doing now" promove um destes sites. Você tem interesse em saber o que estou fazendo agora ou depois? O que farei? O que estou pensando?

É impossível acompanhar todas as informações; com a internet, podemos baixar, em poucas horas, milhares de álbuns, centenas de filmes, dezenas de seriados completos e ainda saber pra onde aquele casal de amigos viajou semana passada (ah! que inveja!). Onde todo este excesso de exposição, tanto de influxo para nossas mentes, quanto o "nudismo virtual", irá nos levar?
À medidade que adicionamos perfis e comunidades, seguidores e todo tipo de novo grupo, perdemos o filtro de qualidade para o que adquirimos, antes naturalmente representado pela menos abundância de tudo.

Pelo menos o Freakazoid! tinha só 2 personalidades...
-------------------------------------------------------------------------------------------------

Para quem viu a trilogia X-Men no cinema, um persongem do 3º filme(acho) que aparece rapidamente - o Homem Múltiplo - representa bem o q estou falando: seu poder é multiplicar-se cada vez que sofre um impacto, mesmo que pequeno. Cada réplica criada pode ir para onde quiser e adquirir informações, e quando o original a reabsorve, os novos dados vêem "no pacote". Só que as réplicas possuem personalidade própria, cada uma sua - depressivo, esportista, apaixonado, violento, etc... - e isto gerou uma questão interessante. Em uma edição da revista, Jammie Madrox, o homem múltiplo, questiona: "E se eu absorvesse todas as cópias, que estão pelo mundo ganhado conhecimento, ao mesmo tempo?"
Começo a entender.

Um comentário:

Kétlin disse...

Adorei o texto! =D Fora aquela tendência (de alguns) em utilizar esses meios para auto-promoção enganosa (tanto material como intelectual e psicológica também).