domingo, junho 05, 2011

UM POST OBRIGATÓRIO

Enfim, eu venho aqui para escrever algo que antecipei durante muito tempo, mesmo sem ter certeza de quando isso aconteceria.

Resumindo: fui à SP fazer exames e consultar, e além de ter os melhores resultados possíveis, fui liberado para voltar ao meu trabalho no hospital.

Agora, explicando com calma. O mais interessante é que para esta avaliação, o hematologista não havia solicitado a tomografia PET, mas apenas a TC normal. Isto porque o PET CT é um exame relativamente novo, e deve ser interpretado com MUITO cuidado... e eventualmente, os exames de imagem podem nos deixar com mais dúvidas do que respostas. Pois bem, aprox. 1 semana antes fiz minha tomografia "normal" aqui em Criciúma, e sinceramente eu não esperava nenhuma surpresa, porque os exames anteriores estavam muito bem. Portanto, era só jogar para "cumprir tabela"
Na hora de ver o resultado... NODULO DO PULMAO (imaginem essa frase sendo gritada aos meus ouvidos e repetindo-se ininterruptamente). PQP! (*&%)(*q@@&&@&!!!!!!!!!

Por causa deste nódulo (que poderia ser uma manifestação do linfoma), precisei fazer o tal PET-CT... mas admito que não foi legal ficar esperando o resultado. Então, a sequencia fica: "JV não vai fazer PET-CT --> JV faz TC --> nódulo FDP do $&#*leo --> JV vai fazer PET CT". Estão acompanhando?
Pra virar o jogo, o resultado do PET CT foi excelente, pois além de não mostrar caraterísticas de tumor no nódulo do pulmão (provavelmente é um resquício de infecção, algo assim), houve uma melhora completa no linfoma.
Acho que a maioria das pessoas sabe que, para ser considerado CURADO de câncer, o paciente deve estar livre de doença há 5 anos, ou seja, estou no começo de uma nova caminhada. Mas com certeza, começo com uns 4 pés direitos (ãn?).

Agora, vou rapidamente fazer alguns agradecimentos. Rapidamente, porque demoraria muito agradecer à todos que me ajudaram até agora.
Primeiramente, à Deus.
Aos meus pais, meu irmão, e à Kétlin, minha namorada.
Aos meus familiares.
Aos meus amigos.
Aos médicos, enfermeiros, técnicos.

Cada uma dessas pessoas contribuiu com o aspecto mais importante para qualquer tratamento médico: o otimismo e o bem-estar mental/emocional. Porque sem isso, mesmo o melhor tratamento/medicações/exames podem não ser o suficiente para curar qualquer enfermidade.

Continuem acessando este blog, pretendo fazer algumas iniciativas para estimular a doação de medula óssea. Eu não precisei, mas muitos pacientes estão aguardando a sua contribuição para conseguir prosseguir com seu tratamento.

Até!

domingo, maio 22, 2011

LEITURA

Escrevi este texto há algum tempo, mas só estou publicando hoje. Espero que gostem!

HOJE LEMOS MAIS?

Ou será que lemos menos?

Há muitas décadas atrás, o ápice da tecnologia era o fax. Incrível, poder enviar uma ou mais folhas de documentos através de uma linha telefônica, e ver o mesmo ser impresso às vezes a quilômetros de sua origem.

Hoje, a internet usa as mesmas linhas telefônicas para transmitir e receber infinitos bytes por dia. E mesmo assim, não vejo como esta transmissão de dados binários possa estar tão longe das ondas do rádio, que em certo tempo, faziam nossos pais sentirem-se mais próximos dos acontecimentos distantes.

Mas, será que toda o acesso que a internet nos oferece, à tudo, e ao mesmo tempo, é bom? E digo TUDO, porque a verdade é que temos acesso a muito mais livros/revistas/CDs/filmes/séries/jogos/podcasts do que podemos assimilar em uma vida.

A princípio, sim, é excelente ter acesso a este "tudo". Afinal, é muito melhor do que estar no escuro, como muitas gerações passaram a vida inteira.
Mas temos muito para ler. Todo o dia, nos conectamos, e recebemos toneladas virtuais de emails, tweets, scraps, comentários, e visitamos páginas e blogs… ou seja, passamos muito tempo lendo; mas o que vem à tona é quão rasa é esta leitura. O twitter pergunta o que estamos fazendo, mas você realmente quer saber se aquele seu ex-colega de faculdade está indo ao banheiro? Nos orgulhamos de ter acesso à bibliotecas inteiras, mas estamos lendo mais livros?

Permita-me voltar no tempo mais uma vez… quando os livros eram uma das únicas formas de diversão, de viajar na imaginação. Com certeza, aquelas que tinham escolaridade liam muito mais livros do que nós, hoje. Mesmo assim, sempre existiu a literatura de baixa qualidade, que cresceu proporcionalmente com o aumento da alfabetização. Provavelmente o equivalente atual são os perfis "bizarros" no Orkut: pessoas com o mínimo de cultura, expondo sua intimidade, com direito à grafias sofríveis, e total falta de qualquer conhecimento social/geográfico/cultural. Alguns chamam de "inclusão digital".

Portanto, há muitas décadas, quando se liam mais livros, também se liam materiais de baixa qualidade. E hoje, com o excesso de acessibilidade à qualquer material, investimos pouco tempo em literaturas de qualidade.

Talvez a questão não seja ler MAIS, e sim ler MELHOR.

segunda-feira, março 07, 2011

SHOW - BANDA MIND CONTROL

Gostaria de anunciar o show da banda em que toco guitarra, MIND CONTROL. Tocamos covers de Hard Rock e Heavy Metal (ACDC, Poison, Metallica, Scorpions, etc).

Faremos nossa primeira apresentação no dia 11/03/2011, às 22:30h, no Boemia Pub em Criciúma/SC (atrás do Criciúma Shopping).


O show faz parte do STEEL FESTIVAL, evento mensal em Criciúma, com banda de Rock e Metal, sendo esta a segunda edição dedicada a bandas cover.

A banda MIND CONTROL é formada por Rodrigo (vocal), Guilherme (bateria), Pablo (guitarra) e Camelo (baixo), além de mim, também na guitarra.

Ingressos na loja Steel Records (Ed. Criciúma Center, frente ao terminal Central) e no local.
VALOR: R$15,00, ou R$18,00 + CD da banda Alcoholic Trendkil.

É isso aí, espero todos lá!!!!



sábado, fevereiro 26, 2011

Cisne Negro (Black Swan)


Então chegou a hora de falar em "Cisne Negro", um dos grandes nomes do Oscar de 2011. Este roteiro original, foi dirigido por Darren Aranofsky, um diretor jovem porém muito talentoso. No seu currículo estão "Pi", "O Lutador", entre outros.
Neste novo filme, vemos a história da bailarina Nina Sayers (Natalie Portman, candidata à melhor atriz), a típica menina perfeita, pura, dedicada 100% ao balé. Esta dedicação à leva a alguns extremos, mas ainda assim ela deverá encontrar dentro de si o Cisne Negro,o seu próprio lado escuro, para vencer o desafio proposto pelo coreógrafo de uma grande companhia de balé: interpretar o famoso Lago dos Cisnes, com apenas uma bailarina fazendo ambos Cisne Branco e Cisne Negro.
Para os conhecedores da filmografia de Aranofsky, este filme não trás tantas novidades, mas isso não quer dizer que o filme não mereça os 120 min de seu tempo: muito pelo contrário, com certeza é um dos grande filmes de 2010. Ao longo da película, Nina irá encontrar personagens que trarão a tona seu lado negro, como a bailarina Lily (Mila Kunis) e o coreógrafo Thomas (vincent Cassel).
Mas a grande estrela é Natalie Portman, que já está sentindo a estatueta do tio Oscar em sua mãozinhas: sua atuação começou meses antes do filme, quando aprendeu a dançar balé (para evitar dubles) e emagreceu aprox 15kg. Ou seja, fórmula mágica para ganhar melhor ator/atriz: a academia adora grandes sacrifícios por parte dos atores.

Enfim, Cisne Negro provavelmente irá ser premiado pela excelente atuação e sacrifícios de Natalie Portman, e concorre fortemente a melhor filme, mas penso que foge da "tradição" da academia; só saberemos o que pensam seus membros no dia 11, à noite.

O Inverno da Alma (Winter's Bone)


O Inverno da Alma, como o próprio título remete, trata de uma história triste, trágica, tão difícil, que só poderia ser real. Até porque as histórias mais incríveis, sejam elas boas ou ruins, são reias (como vimos em 127h e Lixo Extraordinario).
A protagonista, Ree (Jennifer Lawrence) é uma garota de 17 anos que cuida de 2 irmãos mais novos, e da mãe, doente. Quando tudo parece ruim, piora: seu pai, um traficante (e ausente), deixou a casa como garantia para suas dívidas, e se ele não aparecer em 1 semana para o julgamento, Ree e os "restos" de sua família perdem o único conforto que ainda têm.
A atriz principal atua de maneira "conservadora", ao meu ver conseguiu evitar o "overacting", comum em alguns dramas, mas também não chama atenção.
O roteiro foi baseado no livro homônimo de Daniel Woodrell, e escrito pela diretora, Debra Granik. Ambos, roteiro e direção, são muito bons, evitando que um filme em que há poucas trocas de cenário fique enfadonho rapidamente (115 min, aprox.)
O Inverno da Alma não deve levar a estatueta da Academia para Melhor Filme, mas com certeza é uma película interessante, que merece atenção.


sexta-feira, fevereiro 25, 2011

Rodada Dupla!!! "127 Horas" e "Lixo Extraordinário"


Voltei! Temporada "SangueNoZóio" nos cinemas de São Paulo!!! ah, e Porto Alegre, no caminho. Ontem assisti O Discurso do Rei (post anterior) e hoje foram dois filmes.
Primeiro fui ao morimbundo(?) Cine Belas Artes, em São Paulo. A casa tradicional corre o risco de ser fechada, e eu quis "participar" de sua história, antes que sobrem apenas as lembranças e tickets antigos.

Lá, eu vi o documentário "Lixo Extraordinário"(Waste Land), que mesmo não sendo exclusivamente nacional, é nosso maior representante na festa desse ano. Mostra a história dos catadores de lixo do aterro de Gramacho, no RJ. É o maior aterro de lixo do MUNDO. Incrível. E pessoas vivem (se é q pode-se dizer...) neste lugar, literalmente em meio ao lixo. O artista Vik Muniz, brasileiro e de origem pobre, transforma os catadores e seu lixo em arte, e a história não é menos do que emocionante.



E seguindo a onda de histórias reais, vi 127 Horas. O filme foi baseado no livro escrito por Aaron, um aventureiro que ao fazer suas trilhas e escaladas, fica preso nas fendas de um canyon anorte-americano, com o braço direito pressionado entre a pedra e o canyon. Ali ele passa os dias, tentando sobreviver. Não acho que estes filmes, completamente baseados em histórias reais, ou seja, pouco distinguível de um documentário "real", possam compara-se aos filme romanceados/fictícios. Mesmo assim, não quero dizer q 127h seja ruim, muito pelo contrário, é interessantíssimo e a atuação de James Franco está à altura da indicação ao prêmio de melhor ator.


É isso aí, amanhã eu volto com mais!!! COMENTEM!!

quarta-feira, fevereiro 23, 2011

O Discurso do Rei


Olááá a todos vocês 2 que visitam este blog! =P
Aqui estou, para falar sobre o candidato ao Oscar de Melhor Filme, O Discurso do Rei (Kings Speech). Sempre lembrando que meus reviews não contém spoilers.

O filme mostra a saga do Duque de York (Colin Firth), que encontra-se ao mesmo tempo com a possibilidade de tornar-se rei e sua enorme dificuldade em fazer discursos pelo rádio (o grande avanço da época), pois sofre de gagueira. Em sua "vai crucis", fugindo da doença e indo ao encontro de sua herança na realeza da Inglaterra, George convive com personagens carismáticos, que demonstram a força de vontade e perseverança que lhe faltam, no princípio: sua esposa e o "médico", Dr Longue (Geoffrey Rush).

A película não é nenhuma novidade ou completa inovação: muitas cenas seguem exemplos já repetidos mais de uma (ou 10) vezes em Hollywood. Mesmo assim há muitas cenas interessantes e engraçadas, até, o que é sempre bom, já que cinema é diversão.

Com certeza não é à toa que Colin Firth concorre à melhor ator, pois representar o gago George VI é tarefa para poucos, e ele saiu-se perfeitamente, convencendo e cativando o público. Mas a personagem mais interessante é o Dr Longue, que faz o papel do mentor do rei, e agindo como um House de outrora, diverte o público enquanto guia Sua Mejestade rumo à seu lugar de direito.

O Discurso do Rei foi dirigido por Tom Hooper, que trabalhou em diversas séries de TV e no filme The Damned United (2009). Apesar da boa execução, não é nenhuma nova obra prima da sétima arte, mas o ingresso vale 2 horas de bom cinema e boa diversão. Recomendo!

trailer



sexta-feira, janeiro 07, 2011

STATUS DA MISSÃO

Muitas pessoas perguntam como estou indo de saúde, etc, então vou escrever um pouco aqui.

Em primeiro lugar, estou me sentindo muito bem, graças a Deus. A radioterapia que fiz no mês de dezembro correu dentro do esperado, sem intercorrências ou sintomas colaterais importantes.

Agora estou aguardando para fazer uma tomografia PET no final de março, e ver se sobrou alguma célula tumoral. O motivo do intervalo é que o próprio efeito da radioterapia pode afetar o resultado deste exame, mostrando o que se chama "falso positivo": o exame diria que há atividade tumoral nas áreas afetadas pela radiação.

No mais, minha intenção é continuar o mestrado na UNESC, que comecei semestre passado... pois por enquanto ainda estou no período de recuperação do transplante de medula, e continuo não podendo trabalhar no hospital. Com certeza o que mais espero é para voltar a operar com meu pai, voltar à residência em Florianópolis (que eu deveria estar acabando mês que vem), e terminar esta fase da minha formação... mas sei que agora não vai demorar muito.

Acho interessante como algumas "informações" correm por aí: há quem tenha dito que eu estava fazendo um tratamento nos EUA, não duvido que alguém por aí já tenha me enterrado (brincadeira pessoal). Mas isso é normal, as informações são distorcidas, e eu estou fora do ambiente de trabalho há bastante tempo...

Bem, por enquanto vou aproveitar as "férias" de fim de ano, e voltar a estudar e pesquisar em breve, na faculdade.

Grande abraço!!!