Pois bem.. após o transplante de medula, resta uma etapa do tratamento, a radioterapia. Ela já estava programada desde o começo, mas como foi necessário o transplante de medula, a radio ficou pra depois.
O que é a Radioterapia?
A radioterapia é uma modalidade de tratamento localizada, que se baseia na administração controlada de radiação ionizante para o tratamento de tumores malignos e que é por vezes utilizada em patologias não-malignas como o caso da síndrome de veia cava, hemorragias ou compressões medulares.
O tratamento de Radioterapia é por vezes administrado antes ou após uma cirúrgica. Sendo que em muitos casos é utilizada antes/durante/após o doente fazer ciclos quimioterapia.
Como funciona a Radioterapia?
A radioterapia actua num nível celular tentando esterilizar as células cancerígenas e assim impedir a sua proliferação. As células normais do organismo como têm capacidade de se repararem não são tão afectadas pela radiação apesar de poder existir alguns efeitos secundários.
O tratamento de Radioterapia causa dor?
Não, a administração do tratamento de radioterapia é totalmente indolor.
A Radioterapia pode ser usada como tratamento único?
Sim, o tratamento de radioterapia pode ser usado sem mais nenhuma terapia complementar. Contudo o seu efeito será maximizado, na grande maioria dos casos, se for utilizada com outras terapêuticas como por exemplo a cirurgia ou a quimioterapia.
Irei ficar radioactivo após o tratamento com Radioterapia?
Não, o doente não irá ficar radioactivo após o tratamento de radioterapia e é completamente seguro estar rodeado de outras pessoas, pois nenhum delas irá receber radiação a que o doente foi sujeito durante o tratamento.
Como é o tratamento de Radioterapia?
O tratamento de radioterapia é bastante simples e como já foi dito indolor. Tudo o que o doente deve fazer é estar calmo, manter uma respiração normal e seguir as indicações dos técnicos de radioterapia.