quarta-feira, maio 12, 2010

A Seleção de Dunga.

Admito, eu mesmo falei muito mal de Dunga. Agora ele possui 2 títulos importantes no currículo, e demonstrou ontem que possui suas convicções. Na era Dunga, o Brasil não jogou "bonito", talvez não tenha dado espetáculo, mas cada vez mais fico convencido que isto é coisa de um passado já distante. O futebol ficou muito competitivo e estratégico, mais parecido com um jogo de xadrez, onde fica difícil aos olhos "leigos" diferenciar grandes jogadas das mais simples.

Como eu dizia, já critiquei muito o Dunga. Critiquei o próprio fato de ele ser colocado como técnico da seleção, pois nunca havia sido treinador. Mas o que senti ontem, na própria lista de jogadores, e mais ainda nas palavras de Dunga, foi muito convicção e seriedade.

Ronaldinho Gaúcho e Adriano são 2 jogadores que não deveriam sob hipótese alguma estar na seleção. O esporte começa pela moral do jogador, e sabemos de longa data que jogadores que não demonstram fora do campo atitudes compatíveis com a de um atleta não deve ir para a Copa do Mundo. Adriano recentemente passou por problemas conjugais, foi suspeito de envolvimento com traficantes, fugiu dos treinos para esconder-se no morro... alguém aqui acha que ele está com a cabeça no futebol? Já Ronaldinho G. há tempos não mostra, PRINCIPALMENTE na seleção, o futebol que se espera dele. Suas atitudes extra-campo, especialmente na última Copa, ajudam a excluí-lo dos convocados. Estava na cara que, se convocado, a soberba iria tomar conta e não veríamos um bom desempenho. Na Copa de 2006, Ronaldinho foi protagonista de episódios de "festejo" na concentração, mostrando mais uma vez quais são suas grandes preocupações.

O apelo popular, que agora vejo na TV, chega a ser cômico. Neymar e Ganso são grandes jogadores, com certeza estarão nas próximas seleções, mas agora ainda não é sua hora. São apenas 23 para a Copa, infelizmente. Todos pedem por Ronaldinho Gaúcho, apegados a um passado distante.

Enfim, todos torcerão pelo Brasil, iremos comemorar cada vitória e criticar as derrotas. A convocação será colocada em cheque se o Brasil não jogar "bonito", ou se tropeçar antes do troféu. Mas não podemos esquecer o que aconteceu com Ronaldo em 1998.

quarta-feira, maio 05, 2010

MELHORANDOOOO!!!!

P&^%, que agonia esperando o resultado de sse PET-CT... Mas finalmente, chegou, pela internet. Eu abri o laudo um minuto depois de ele ser postado no site do laboratório.
O resultado: diminuição importante na captação de FDG e no tamanho dos linfonodos (já traduzo...).
Ainda não é Zero, vou fazer mais uma sessão de quimioterapia antes do transplante de medula óssea. Mas é um resultado muito bom.

O PET-CT (Tomografia por Emissão de Positrons) é um exame que complementa a tomografia convencional. O paciente recebe uma substância, via endovenosa, chamada FDG. Este FDG é uma molécula de glicose marcada radioativamente, para aparecer no exame. O que acontece é que as células tumorais consomem mais glicose do que as outras, portanto, ficam "iluminadas" ao vermos o resultado na tela do computador. Uma tomografia convencional utiliza apenas o contraste endovenoso e/ou via oral, nao fazendo esta diferenciação entre as células doentes e saudáveis.

O interessante é que podemos ver como realmente uma alimentação rica em açucares e gorduras pode facilitar o surgimento de um câncer ou dificultar seu tratamento. Ao comer grandes quantidades de açucar, estamos alimentando as células tumorais. Muitos estudos mostram que pacientes com maior índice glicêmico(mair quantidade de glicose circulando no sangue) têm mais tumores e piores resultados com o tratamento.

Agora falta pouco para terminar tudo isso... =D